Sala de Imprensa - Clara

Clara se torna o mais rápido unicórnio latinoamericano e oficializa sua chegada ao Brasil

Escrito por Clara | 15/12/2021 13:09:00
  • A startup latinoamericana oficializa sua expansão pela região e aterriza oficialmente no Brasil, tornando-se o primeiro cartão de crédito corporativo que atua nas mais importantes economias da região
  • Assim como no México, a startup irá operar com licença de membro principal da Mastercard, emitindo seus próprios cartões
  • Além disso, a empresa fechou uma rodada de investimento da Série B de US$70 milhões liderada pela empresa de investimento em tecnologia Coatue. Também participam da rodada ICONIQ Growth, Box Group, Exponent, Gaingels que se somam aos investidores já existentes - DST, monashees, General Catalyst, Avid Ventures, Global Founders Capital, Picus Capital, SOMA Capital, Alter Global, entre outros
  • Com este novo investimento, Clara atinge o valor de mercado de um bilhão de dólares, tornando-se a startup latino-americana que mais rapidamente obteve o título de unicórnio.

São Paulo, dezembro de 2021 - Clara, a solução mais completa para gestão de despesas empresariais, anunciou oficialmente sua chegada ao Brasil apoiada por uma rodada de financiamento Série B equivalente a US$70 milhões, aproximadamente R$390 milhões, liderada pela Coatue - fundo de investimentos por trás dos gigantes de tecnologia Bytedance (TikTok), Cloudwalk, Deel e Bitso – além de investidores Série A como ICONIQ Growth, Box Group, Gaingels, que se somam aos investidores já existentes como DST, monashees, General Catalyst, Avid Ventures, Alter Global, Global Founders Capital e outros.

Com este novo aumento de capital e apenas oito meses após o início das operações no México, a empresa atingiu o valuation de um bilhão de dólares, tornando-se a primeira startup latina a atingir o status de unicórnio em menos de 1 ano em operação. Como parte do investimento, Michael Gilroy, da Coatue, é o primeiro membro externo do conselho de administração de Clara.

Paralelamente a este investimento, a Clara anuncia seu lançamento oficial no Brasil, com uma lista inicial de mais de 100 clientes, incluindo as operações brasileiras de seus clientes mexicanos. A startup é a primeira do Brasil focada em ​ cartões corporativos. ​ A frente das operações, Layon Costa, executivo com vasta experiência profissional e passagens por empresas como Google, Dow Chemical, Rappi e Quinto Andar, é o Diretor Geral no Brasil, liderando a equipe que já conta com mais de 40 pessoas no Brasil.

CEO e Cofundador da Clara, Gerry Giacomán Colyer, aponta que seu maior objetivo é oferecer a melhor solução para despesas empresariais, com uma sólida infraestrutura, que seja adaptável às diferentes regulamentações locais e que contribua com o crescimento e competitividade de todas as empresas da América Latina. Ainda, sobre os investimentos, Gerry acrescenta que “Apesar de não buscar ativamente por financiamento adicional, alguns investidores mostraram grande interesse e entusiasmo na infraestrutura que construímos. Eles também ficaram impressionados com o calibre dos clientes em nosso portfólio, que inclui não apenas as empresas de crescimento mais rápido na região, mas também algumas das corporações mais tradicionais”.

Para o Cofundador, o lançamento no Brasil é um grande passo: “ Estamos muito felizes que no mesmo ano em que iniciamos as operações no México possamos oficializar nossa chegada ao Brasil. Essa é uma conquista que planejamos desde que começamos a empresa”.

Assim como no México, a solução da Clara é o primeiro programa de cartão corporativo Mastercard no Brasil, por meio de uma licença que permite à empresa ser membro titular e emitir seus próprios cartões, que são aceitos em qualquer lugar do mundo. A Clara está por trás, atualmente, de transações de mais de $15 milhões de dolares anuais e sua carteira de clientes é composta por algumas das empresas que operam na América Latina, entre as quais estão Kavak, Cornershop, Casai e Creditas, entre milhares de outras empresas em constante crescimento.

O  CEO fundador e Diretor de Produto, Diego García, destaca que “poder operar com nossa própria licença Mastercard em mais de um país em tão pouco tempo é o resultado de todas as decisões de produto que tomamos pensando em nossos clientes desde o início das operações da ​ Clara, no ano passado. Com o novo aporte, queremos continuar formando a melhor equipe de engenheiros, designers e líderes de produto para continuar inovando.

Reconhecida pelo LinkedIn como uma das 10 melhores startups para trabalhar no México, a Clara chega ao Brasil para conquistar espaço no mercado oferecendo uma plataforma de gestão de despesas empresariais com soluções completas para facilitar a administração de gastos entre empresários e colaboradores. Após seu lançamento no país, a startup pretende conquistar clientes em todo o território nacional, assim como fez no México, e continuar expandindo para outros países da América Latina.

“Em outubro deste ano, Clara e Mastercard fizeram uma aliança estratégica para atender os clientes da empresa no México. Ao chegar ao nosso país, continuamos com o compromisso de ampliar nosso relacionamento e seguir melhorando a experiência de seus clientes”, afirma o gerente geral da Mastercard Brasil, Estanislau Bassols.