ClaraJulho 11, 20243 min read

Por meio de Inteligência Artificial, Clara lança recurso que traz insights sobre gastos para os usuários

Objetivo é interpretar e analisar as centenas de milhares de pagamentos das empresas e, com isso, gerar insights para que economizem

São Paulo, 11 de Julho de 2024 - Solução líder da América Latina para que empresas realizem e gerenciem seus pagamentos, a Clara apresenta um novo recurso cujo objetivo é possibilitar que seus clientes gerenciem seus gastos de forma mais inteligente. A partir do uso de Inteligência Artificial, a nova ferramenta, batizada de "Insights", traz - como o próprio nome indica - insights sobre oportunidades de economia nas finanças corporativas.

Entre os insights disponíveis no momento estão a identificação de assinaturas de softwares ou outros serviços em duplicidade; mudança no valor de uma assinatura; encerramento de uma assinatura; aumento nos gastos em um comércio específico; aumento nos gastos de um usuário específico, comparativos com outras empresas e mais. Tudo para que o cliente consiga promover ações práticas voltadas para a economia de recursos.

Ao ter acesso à ferramenta de Insights, um gestor financeiro será avisado, por exemplo, se houver um aumento no volume pago a um determinado e-commerce, como Amazon ou Mercado Livre, e, com isso, pode implantar diretrizes e recomendações para reduzir os gastos dessa natureza. Caso duas áreas estejam pagando assinaturas do mesmo software (seja Canva, ChatGPT ou outros), a identificação também acontece de forma simples, o que permite que despesas desnecessárias sejam eliminadas.

A Inteligência Artificial, tecnologia que permitiu o lançamento desse recurso, é responsável por identificar os padrões na utilização dos cartões de crédito de cada empresa que realiza pagamentos com a Clara e avisar sobre desvios nesse comportamento. Seu desenvolvimento foi realizado internamente, pelo time de dados interno em parceria com as áreas de UX e produto, com base na experiência com mais de 10.000 empresas que utilizam os meios de pagamento da marca diariamente.

"Somos grandes entusiastas do potencial que a inteligência artificial tem de transformar o gerenciamento das finanças corporativas. A verdade é que repassar linha por linha de uma planilha de gastos não é a forma mais inteligente de usar o tempo do time financeiro. Nosso recurso vem justamente para liberar nossos usuários para realizarem tarefas mais estratégicas, enquanto nossa tecnologia fica de olho em oportunidades de economia. Nos testes que fizemos, já recebemos um feedback muito positivo dos nossos clientes quanto ao impacto no dia a dia", resume Juan Zuluaga, Global Product Director da Clara.

Atualmente, a Clara conta com clientes no Brasil, Colômbia e México, que realizam juntos mais de uma transação por segundo com os cartões de crédito da marca. A ideia é que, cada vez mais, esse imenso volume de dados gerados a cada compra se transforme em um conhecimento à disposição dos próprios usuários. Inclusive, é possível que clientes peçam para ter insights customizados de acordo com suas necessidades.

Sobre a Clara

Clara é a principal solução da América Latina para empresas realizarem e gerenciarem todos os seus pagamentos. A plataforma Clara inclui a emissão de cartões de crédito corporativos, pagamento de contas e transações internacionais, e software proprietário de gerenciamento de despesas em tempo real. Fundada em 2020, opera no Brasil, Colômbia e México. Como uma multinacional latino-americana, Clara conseguiu garantir investimentos de alguns dos VCs mais estratégicos da região, como Monashees, Kaszek e Canary, bem como investidores globais como Notable Capital, Coatue, DST Global Partners, ICONIQ Growth, General Catalyst e Goldman Sachs.

O propósito da Clara é capacitar as empresas a operarem com agilidade e clareza, ajudando-as a se tornarem mais eficientes e menos burocráticas por meio de uma plataforma que reúne diversos métodos de pagamento integrados à sua inovadora plataforma de gerenciamento de despesas.

Para saber mais sobre os produtos e soluções da Clara, visite clara.com